É com imenso júbilo que publicamos o resultado do nosso primeiro trimestre de estudos no referido seminário. Iniciamos o ano com a proposta de aprofundamento nos estudos sobre magnetismo animal, segundo a doutrina de Franz Anton Mesmer, o pai do magnetismo. Nesse sentido, como referido pelo mestre Allan Kardec, é impossível entender o Espiritismo sem estudar o magnetismo, pois nas palavras do próprio Kardec “são ciências gêmeas”, ficando impossível falar de uma sem se referir a outra. No andamento das pesquisas, nos deparamos com as adulterações das obras que compõe o “pentateuco espírita”, mais precisamente as adulterações praticadas nos livros “O céu e o inferno” e “A Gênese”, ambos de Allan Kardec, o que está obrigando-nos a permanecer um pouco mais nos estudos das referidas obras, motivados em análises das obras originais e suas consequências, pois o pensamento original do Espiritismo tem de ser resgatado para entendimento do magnetismo.
Dentro dos estudos sobre magnetismo, precisamos nos demorar em análises sobre anatomia humana, no estudo das células (em especial nos corpúsculos celulares do sangue), atrelados aos fenômenos de psicocinesia – capacidade da mente causar alterações nas células do corpo – na tentativa de entender os mecanismos do passe e dos fenômenos mediúnicos, o que também nos faz demorar em estudos da glândula pineal ou epífise, órgão cronobiológico de grande importância, que, grosso modo, codifica ondas eletromagnéticas em neuroquímica no nosso corpo, sendo a grande “antena “de nossa mediunidade. Para estas questões, precisamos nos deter na obra “Mecanismos da mediunidade” de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
Na esfera mediúnica, progredimos em reuniões de desenvolvimento das diversas faculdades, sendo proveitosas e de grande instrução; contudo, contamos com um grupo que guarda tranquilidade e paciência, colocando na mão de nossos benfeitores espirituais a direção destas.
As doutrinas que estudamos, apesar de serem doutrinas, devem fazer sentido para vida. Com esta base, seguimos em nossos estudos, com esperanças no progresso e contando com a ajuda dos bons Espíritos da nossa Umbanda; para que todos confrades e confreiras prossigam com vontade inquebrantável.
Até breve.
Michael Pagno
Deixe um comentário